Certificações

Todos os dias buscamos novos métodos para desenvolver o melhor de nossas crianças, de forma respeitosa e priorizando a humanização e a contextualização de todos que convivem com ela.

Métodos e Certificações

Aprender é um Movimento Contínuo

TREINI

Criado em 2010, é uma metodologia de tratamento intensivo dedicada ao processo de Reeducação e Reabilitação Neurológica de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. É indicado para bebês, crianças e adolescentes com paralisia cerebral, síndrome de Down, lesão medular, traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral e espinha bífida. Essa intervenção melhora a postura, o movimento e a funcionalidade corporal de pessoas com lesão do sistema nervoso central e é realizada em um cenário próprio aliado ao uso de um exoesqueleto flexível (exclusivo ao Método TREINI®) e aplicativo Treini+®.

MIG

O Método de Integração Global foi desenvolvido em 2017 pelo mesmo fisioterapeuta que criou o método TREINI.
De forma geral, o raciocínio clínico proposto pelo MIG® envolve o levantamento das necessidades e prioridades da criança e da família, a análise das atividades através dos constructos capacidade e desempenho, a avaliação que busca compreender potencialidades e dificuldades do indivíduo, compreender os fatores contextuais relacionados ao ambiente que podem impactar as atividades e a participação.
O foco deste método são as crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a atenção de uma equipe interdisciplinar composta por profissionais devidamente habilitados e suporte familiar.

BOBATH

É um modelo que observa e analisa os pacientes de forma global (holística) e interdisciplinar de prática clínica, baseado na ciência da fisiologia, cinesiologia, biomecânica, na CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade).

Sua prática enfatiza o manuseio terapêutico individualizado tendo como objetivo modificar padrões posturais de tônus e movimentos anormais, facilitando padrões motores de movimento mais adequados, preparando a criança para uma variedade de habilidades funcionais como: vestir, comer, beber, brincar e andar.

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA​

A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é um método não-invasivo, indolor, de estimulação do cérebro que utiliza uma corrente elétrica baixa e contínua emitida diretamente na área cerebral através de pequenos eletrodos, fazendo com que a corrente elétrica emitida aumente o nível de atividade cerebral da área estimulada. Diversas indicações apontam que a ETCC pode trazer melhorias na função cognitiva, em habilidades motoras e no humor e é um tratamento muito útil para os casos de doenças neurológicas e nos processos de reabilitação de doenças, tais como: a doença de Parkinson, dor crônica, doenças cérebro-vasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC), fibromialgia, zumbido, dependência química e depressão. A técnica vem sendo utilizada como um modelo de terapia alternativa ou complementar, principalmente, aos pacientes que não respondem bem ao uso de medicamentos e é muito usado em países como Alemanha, Espanha, Itália, Estados Unidos, entre outros. No Brasil, o aparelho de ETCC foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no ano de 2014.

PECS

O PECS é um sistema único de comunicação desenvolvido em 1985 vez com alunos de pré-escola diagnosticados com autismo. Desde então, o PECS foi implementado com sucesso em todo o mundo, com milhares de alunos de todas as idades que têm várias dificuldades cognitivas, físicas e de comunicação. O principal objetivo desta abordagem é ensinar comunicação funcional construindo iniciação imediata e evitando dependência onde, por meio da relação interpessoal desenvolve-se formas de comunicação por meio de troca de figuras.

DENVER

É uma terapia comportamental de intervenção precoce voltada para as crianças de 1 a 4 anos de idade com autismo. O Modelo Denver foi desenvolvido e aperfeiçoado no Centro de Excelência em Autismo, na Califórnia (EUA)e no ano de 2012, foi considerado uma das melhores descobertas médicas pela revista Times. Destaca-se por ser uma intervenção baseada no relacionamento e envolve os pais e familiares da pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para reforçar seus comportamentos positivos. Por meio de brincadeiras, as crianças são encorajadas a melhorar suas habilidades linguísticas, sociais, cognitivas, reciprocidade e afeto aprimorando sua integração social atividades cotidianas para que consigam se conectar, se comunicar e a aprender.

ABA

A Análise Comportamental Aplicada - ABA, é hoje, um dos modelos de terapia mais populares no tratamento do autismo e parte de dois princípios bem universais: aprendizagem e comportamento. O método busca trabalhar o impacto da condição autista em situações reais fazendo com que comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem sejam reduzidos. Os principais benefícios são a criação ou melhora as habilidades do autista na linguagem e na comunicação; atenção, foco e interação social; redução dos comportamentos problemáticos, como crises de desregulação emocional, agressividade e comportamentos autolesivos. Até hoje, mais de 50 estudos científicos já foram registrados pelo mundo, analisando diferentes aspectos da abordagem do ABA e comprovando os resultados positivos do método.

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL​

A Terapia Cognitivo-Comportamental é considerada um padrão no tratamento de muitos problemas de saúde mental. O método busca entender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como eles o afetam, analisando as atitudes do paciente para transformar reações automáticas em decisões conscientes. Esta terapia é indicada aos que necessitem de psicoterapia em função de queixas emocionais e/ou dificuldades comportamentais e um dos seus principais objetivos é devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, ou seja, permitir mudanças nas emoções e comportamentos emitidos pelo paciente. Para isso, o terapeuta irá atuar diretamente no sistema de esquemas e crenças do paciente, de forma a reestruturá-lo.

PEDIASUIT

A terapia com o macacão terapêutico ortopédico é um programa de resultados rápidos que combina fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Além de estar baseado no efeito da resistência promovida pelos elásticos da vestimenta e nos ciclos intensivos do tratamento, o PediaSuit tem como diferencial a participação motora ativa do paciente: as crianças executam atividades de fortalecimento muscular isolado na “gaiola Monkey” e, praticam transições na “gaiola Spider”. Além disso, atividades para melhora do controle postural, do equilíbrio, da coordenação, da marcha, e das habilidades motoras também são realizadas. O treinamento pode proporcionar significativos benefícios funcionais, melhoria da saúde geral, incluindo um aumento da densidade óssea. Também uma melhora da função articular, uma redução no potencial de lesões e uma melhora da função cardíaca. As crianças que participam do protocolo PediaSuit apresentam melhoria na maioria ou em todas as áreas mencionadas acima.

THERASUIT

Nesta modalidade de treinamento neurointensivo o paciente utiliza uma órtese dinâmica (veste terapêutica) associada com o uso da Unidade de Exercício Universal (gaiola) com o objetivo de viabilizar a independência funcional dos pacientes neurologicamente acometidos. Todo o programa é elaborado com um planejamento terapêutico embasado nas queixas motoras destacadas pelo paciente e seus familiares fortalecendo o potencial do paciente para atuar em suas dificuldades. Este método difere dos demais por sua avaliação e atendimento individualizado e específico aliado à intensidade das sessões. Os treinos são indicados para crianças com paralisia cerebral, síndrome de down, acidente vascular encefálico, traumatismo craniano encefálico, lesões medulares, síndromes genéticas, atrasos de desenvolvimentos e outros comprometimentos relacionados ao prejuízo do desenvolvimento motor.

REEQUILÍBRIO TORACOABDOMINAL

Aguardando conteúdo.

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

Aguardando contreúdo.

NEUROAVALIAÇÃO

NEUROFEEDBACK

TOBII COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA